logo

As oito canções

No domingo passado Helene cantou no histórico Teatro Padre Bento, nova sede das orquestras de Guarulhos, um repertório muito especial que uniu no mesmo concerto as quatro últimas canções de Richard Strauss (“Vier letze Lieder”) e as quatro canções da Floresta do Amazonas de Heitor Villa-Lobos. Unir esses dois ciclos de canções orquestrais era algo almejado pela soprano fazem alguns anos, pois os compositores além de contemporâneos estavam em momentos de vida semelhantes ao escreverem as peças porém em culturas e realidades diferentes.

Quem esteve no belíssimo teatro se deleitou com o concerto e aplaudiu efusivamente todas as peças (o programa ainda contava com o episódio sinfônico de Francisco Braga apenas orquestral), com direito a bis da “Melodia Sentimental” no final. A regência ficou a cargo do maestro Emiliano Patarra, diretor artístico e regente titular das orquestras de Guarulhos e no palco se uniram a GRU Sinfônica e a Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos, preenchendo completamente o palco da sua nova sede.

Muitas autoridades estavam presentes no evento, inclusive o Prefeito e o Vice-Prefeito de Guarulhos que inclusive comentaram a importância e beleza da apresentação em suas redes sociais.

Helene além de cantar maravilhosamente o difícil repertório ainda estava belíssima, ao inicío do concerto alguns momentos foram necessários de espera depois da sua entrada pois um bebê não se conteve e ao ver a soprano começou a dizer em voz alta para sua mãe que tinha entrado uma princesa no palco. Ao final da apresentação a soprano se encontrou com Brayan, aluno autista do projeto Música nas Escolas, que ficou encantado ao ver uma autista no palco.

O video da gravação está disponível no site das Orquestras de Guarulhos e em breve também acessível aqui na galeria do site.

 

Comments are closed.