Sucesso no V Opera Studio do Recife
Desde 11 de julho, cantores líricos oriundos de Amazonas, Minas Gerais, Paraná, Ceará, São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Norte estão reunidos no Conservatório Pernambucano de Música, na capital do estado, para cuidar de suas vozes, na quinta edição do Opera Studio do Recife, projeto pioneiro no estado para qualificação de cantores líricos profissionais. As aulas foram até o dia 29 e, no dia 31 de julho, às 15h, no Instituto Ricardo Brennand, ocorreu o concerto de encerramento.
Já uma referência no Brasil, atraindo cantores de todo o país (este ano foram 70 inscritos), e também servindo como ponte entre a cena local e instituições de ensino no exterior, o Opera Studio do Recife foi criado pelo cantor e professor pernambucano Marcelo Ferreira. Este ano a equipe acadêmica foi um destaque a mais. Tati Helene, Vitor Philomeno e o próprio Marcelo Ferreira foram os grandes nomes nacionais, e a eles se juntaram os estadunidenses Cynthia Lawrence e Mark Calkins (Cynthia apresentou-se em mais de 70 concertos ao lado de Luciano Pavarotti) e o diretor de ópera italiano Stefano Vizioli, membro do conselho artístico da prestigiada Accademia Filarmonica Romana e aclamado diretor de óperas internacionalmente renomadas.
Todo o curso foi um sucesso e ao final do concerto de encerramento ficou claro que uma nova e brilhante geração tanto de cantores quanto de professores nacionais, que foram beber do conhecimento no exterior e voltaram para trazê-lo ao seu país, está sendo formada.