logo

Música de Câmara

Helene, apesar de ser mais conhecida como solista de ópera, também se dedica amplamente à música de câmara, com destaque para sua especialidade em canções brasileiras.

Ao longo dos últimos 20 anos o soprano já cantou em diversos grupos especializados em música de câmara, em 2002 integrou o grupo Consort FAAM que sob direção de Abel Rocha se dedicava ao repertório barroco com ênfase em Monteverdi.

Também em 2002, iniciou com o violonista e compositor Leandro Alvarenga o Duo Myosotis, que ao longo dos seus dois anos de intensa atividade especializou-se em música brasileira, tendo inclusive composições próprias no repertório.

Duo Myosotis
Duo Veredas

Em 2002 o duo foi vencedor do primeiro prêmio do Concurso de Música de Câmara Bianca Biancchi 2002 na cidade de Curitiba, onde o renomado quarteto de violonistas Quaternaglia compunha o juri.

De 2004 a 2007 teve intensa atividade com o Duo Veredas, formado com o pianista Rodolfo Jonasson, que se apresentou pela América Latina e Brasil com destaque para a apresentação no Teatro Solis de Montevideo em 2006 e para os masterclasses ministrados na Universidade de La República Uruguay na cidade de Salto, com temática sobre a música brasileira erudita e a técnica de canto aplicada ao canto em português. Em 2015 o Duo se reencontrou e recomeçou as suas atividades.

No ano de 2008 integrou o Trio Craoca com Leonardo Fernandes ao cravo e Gilson Barbosa no oboé e no oboe d'amore especializado em música barroca, principalmente resgatando a sonoridade da época.

Em 2014 integrou também o Duo Kitoks com o violonista Daniel Motta, que realizou tournê com repertório todo dedicado à música brasileira.

Duo Kitoks