Micaela curinga!
Em 2014 a empreendedora mezzo-soprano Mere Oliveira se juntou com a maestrina Juliana Christmann para fundar o Opera Studio do Vale, um projeto inédito no Vale do Paraíba que visa a formação de novas gerações de cantores líricos, proporcionando a eles a oportunidade de estudarem com grandes profissionais atuantes na cena lírica nacional e de ganharem experiência no palco.
Graças à sua formação em teatro, Helene também dirige óperas e musicais, que assina com o nome artístico de Marina Vaz. Foi em sua segunda montagem como diretora da ópera Carmen anos atrás que ela conheceu Mere Oliveira, a colaboração entre ambas já dura muitos anos, tornando natural sua escolha para cuidar da parte cênica do projeto.
Em função disso, desde o segundo semestre de 2014, Vaz ministra aulas de preparação física e cênica para os alunos do Ópera Estúdio e também dirige suas produções. A primeira, estreada em dezembro de 2014, foi também a ópera Carmen e no fim de 2015 a produção será da ópera A Flauta Mágica.
Recentemente, no último mês de abril, a Universidade de Taubaté, Unitau, abraçou o projeto do Ópera Studio do Vale. Para comemorar essa nova parceria, a ópera Carmen foi remontada em Taubaté, no Teatro Metrópole. A aluna que cantava a personagem Micaela, porém, não podia comparecer às récitas, e Helene em uma semana aprendeu o papel e saiu do backstage para retornar ao seu lugar de maior domínio, o palco, abrilhantando a produção com sua participação como a antagonista da ópera.