Helene no Navio Fantasma, críticas sobre sua Senta
“Senta foi feita pela soprano Tati Helene que mostrou dotes vocais como poderosos agudos…”
Nelson Rubens Kunze – Site concerto.com.br – Belém/2013
“A soprano Tati Helene cresceu muito durante a récita, musical e dramaticamente. (…) Belíssimo foi o dueto seguinte com o Holandês, marcado pelo zelo e pela contenção na movimentação, mas vocalmente arrebatador. No ato final, a soprano teve uma grande atuação, de alta tensão dramática. Jovem, a cantora certamente ainda pode evoluir, mas já demonstrou aqui grandes qualidades, como uma ótima projeção, um timbre marcante e, especialmente, um emprego inteligente do vibrato (evitando conscientemente seu exagero).”
Leonardo Marques – Site movimento.com – Belém/2013
“Na trágica figura de Senta, o soprano lírico Tati Helene enfrentou com garra o árduo papel wagneriano no qual é também estreante. Com inteligência, astúcia e sabedoria, trabalhou com diversos professores de canto (Carmo Barbosa, baixo-barítono paulista e tantos outros europeus) emoldurando a sua voz. Sua “performance” surpreendeu o público e não podemos deixar de reconhecer o seu empenho com a heroina de Wagner. De sua balada ao trio que encerra sua grande cena na primeira parte da ópera, foi eficiente e cuidadosa, projetando seguros agudos, com intensidade.”
Marco Antônio Seta – Site movimento.com – Belém/2013
sobre “Der fliegende Holländer” no Festival de Ópera do Theatro da Paz 2013