Helene arrebata o público brasiliense com as “4 últimas canções” de Strauss
A quarta edição do Festival de Ópera de Brasília, idealizado e dirigido artisticamente pelo Maestro Claudio Cohen, homenageou, no último fim de semana, o compositor Richard Strauss pelos 150 anos de seu nascimento. Helene, que estava cotada para novamente encarnar a princesa Salomé neste Festival (o que seria sua 3ª produção consecutiva dessa ópera – Belém em 2012 e Turnê pela Suíça em 2013), com a transferência do evento para o Teatro Pedro Calmon cantou as prestigiadas “Vier letzte Lieder” (“4 últimas canções”) do compositor alemão, sua última obra completa, conhecida como uma das mais difíceis obras do repertório sinfônico para Soprano solo.
Gravação ao vivo para o DF TV – Rede Globo antes do concerto – Helene e Nardoto cantam o “Brindisi” da Ópera “La Traviata”
Os poemas das canções são de Hermann Hesse (1- Frühling, 2 – September e 3 – Beim Schlafengehen) e de Joseph von Eichendorff (4- Im Abendort) e refletem sobre a transição para a morte de forma suave e pacífica (Para saber mais sobre as canções e ler a tradução dos poemas clique aqui).
A imprensa nacional cobriu intensamente os concertos, que tiveram casa cheia (clique aqui para acessar a matéria da DF TV/Rede Globo sobre a primeira noite com trechos da participação de Helene) e que arrebataram o público presente.
Vá na galeria para ver as fotos do concerto e ouvir a primeira canção em gravação de vídeo.
A crítica especializada também esteve presente e se entusiasmou com a qualidade do trabalho do soprano: “Domina com maestria a técnica vocal e consegue ser expressiva nas partes densas e lírica e suave nas partes poéticas.” escreveu Ali Hassan e ” Helene é, da geração mais jovem, não só uma de nossas cantoras mais promissoras, mas já uma realidade.” destacou Leonardo Marques.
Além das peças de Strauss foi apresentado um repertório operístico variado com os solistas Vedrana Simic, Janette Dornellas, Angela Diel, Jean Nardoto e Marcelo Ferreira. Helene voltou ao palco para o Bis, cantando o ‘Brindisi’ da ópera “La Traviata” de Verdi.