logo

Estreia Brasileira da ópera Vanessa é um sucesso absoluto

No último dia do mês passado estreio no Teatro Adamastor em Guarulhos a ópera Vanessa de Samuel Barber. A ópera nunca tinha sido montada em solo brasileiro e teve Helene no papel título.

Antes mesmo da estreia a imprensa nacional já comentava ansiosa por esta estreia.

 

Movimento.com

Revista Concerto

Portal da Cultura

Guarulhos Web

Leiaja.com com entrevista com Tati Helene falando sobre a personagem e a preparação para o papel, leia uns trechos:

“”Depois de 20 anos muita coisa mudou dentro dela [Vanessa] Com a chegada do filho do Anatol, Vanessa passa a enxergar um mundo no qual consegue ver que o amor pode ser de outras formas, não só com aquele sonho perfeito”, conta Tati.

A trama terá uma reviravolta: o jovem Anatol acaba por preferir o relacionamento com Erika (Luisa Francesconi), sobrinha de Vanessa. Mas a jovem não se sente segura para ficar com Anatol.

Apresentada poucas vezes desde sua composição, “Vanessa” é uma peça desconhecida do grande público. Para Tati, o fato de interpretar peças pouco encenadas é desafiador. “É mais difícil porque temos que ter um olhar novo, mas interessante por termos chance de colocar coisas novas em relação a essa partitura”, declara. ”

A ópera contou também com um programa virtual evitando assim o consumo de papel (acesse aqui).

Além do sucesso inegável do público, as filas antes de cada récita deixaram claro o interesse da população mesmo sendo um título novo no país e de linguagem mais moderna, a crítica especializada também esteve presente e encheu de elogios tanto a produção da OJMG quanto a atuação da soprano.

“Não se pode esperar muita coisa de Vanessa sem um elenco à altura da obra, e havia, sim, em Guarulhos, um ótimo elenco (…)

Apesar do bom rendimento do elenco masculino, foram as mulheres de Vanessa que brilharam. (…)

Por fim, seria injusto dissociar a Erika da mezzosoprano Luisa Francesconi da Vanessa da soprano Tati Helene, pois, como observou Lauro Machado Coelho no trecho de seu livro mencionado no começo desta resenha, as personagens são complementares. A maneira como as duas intérpretes cruzaram as trajetórias ascendente e descendente de tia e sobrinha demonstrou que, para além de grandes cantoras, ambas são também grandes atrizes. Vocalmente impecáveis, cenicamente brilhantes, Francesconi e Helene protagonizaram uma grande noite de ópera.

Como se pode observar pelos apontamentos desta resenha, a produção de Vanessa em Guarulhos insere-se entre os pontos altos da temporada nacional de ópera de 2019.” Leonardo Marques – site movimento.com

“Em estreia brasileira, ópera ganhou montagem inteligente e contou com bons solistas (…)

O mais recente sucesso da empreitada foi a montagem da ópera Vanessa, de Samuel Barber, apresentada em duas récitas no último fim de semana (assisti no dia 31 de agosto).(…)

Vanessa foi interpretada pela soprano Tati Helene, de voz clara e sonora, com ótima presença em cena. ” Nelson Rubens Kunze –  site concerto.com  (Para ler a crítica na íntegra, clique aqui.)

Fotos: Gal Oppido e Luciano Milano Filho

 

Comments are closed.