logo

Estréia nacional de obra prima de Monteverdi tem Helene como protagonista

A ópera barroca “A Coroação de Popeia” (L’incoronazione di Poppea), de Claudio Monteverdi com libreto de Giovanni Busenello, será apresentada pela primeira vez no Brasil dia 10 de dezembro, na cúpula do Planetário do Rio de Janeiro. Estreada em 1643, é a última e a mais famosa das dezoito óperas compostas por Monteverdi. Trata-se também de um marco histórico: é a primeira ópera baseada em personagens reais e não apenas em figuras mitológicas. Relata um fato verídico: a paixão de Nero pela amante, que o leva a se livrar de sua esposa Otávia e fazer de Popeia a nova imperatriz.
O elenco reúne profissionais consagrados e também cantores líricos em início de carreira, dispostos a ganhar experiência de palco em montagens operísticas. A montagem na verdade, é resultado de um “Opera Studio”, modalidade de treinamento para cantores líricos utilizada em larga escala na Europa e Estados Unidos, e que agora começa a se desenvolver no Brasil. Nesse modelo, artistas profissionais e novatos estudam juntos uma determinada obra, que em seguida é montada e apresentada ao público.
Poppea_Helene_1Geralmente a direção cênica e musical, além dos principais papeis, são assumidos por artistas tarimbados e de renome. “A Coroação de Popeia” tem direção cênica da consagrada mezzosoprano chilena Graciela Araya, regência e direção musical de Vitor Philomeno e direção geral de Mirna Rubim. Entre os artistas convidados destacam-se a soprano Tati Helene e o contratenor Sergio Anders no casal protagonista. Outro destaque é a volta de Eunice Rubim aos palcos cariocas, cantando o papel de Arnalta.
“Trata-se de um trabalho emocionante”, diz a soprano Tati Helene, convidada para cantar o papel de Popeia na estreia e na última récita da temporada. “Vamos mostrar ao Brasil, pela primeira vez, uma das peças mais importantes e mais bonitas do repertório operístico. E o prazer de compartilhar nossa experiência com colegas em início de carreira é indescritível”, ressalta.
“A Coroação de Popeia” é produzida pelo Estudio VOCE. As récitas acontecem nos dias 10, 11, 12 e 13 de dezembro, todas às 20 horas e com ingressos gratuitos.

Comments are closed.

X